Dossie - Etapa Quebec



O dossie é composto dos formularios, copias dos documentos e diplomas.


IMPORTANTE

- Antes de enviar o seu pedido oficial de imigração ao Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, certifique-se de ter anexado todos os documentos e as informações solicitadas, bem como as informações referentes às pessoas que o acompanham, conforme as modalidades requeridas. Os formularios podem ser preenchidos em português.


Lista de formularios e documentos para anexar ao seu pedido oficial de imigração:
1. Demande de certificat de sélection du Québec (Pedido de certificado de  seleção do Québec)

  • O requerente principal e seu cônjuge ou cônjuge de fato, se for o caso,  devem preencher o formulário Demande de certificat de sélection – Réquérant principal, époux ou  conjoint de fait (PDF, 706 Ko) (Pedido de Certificado de Seleção) –  Requerente principal e esposo ou cônjuge de fato. 
  • O requerente principal devem preencher obrigatoriamente o Contrat relatif  à la capacité d'autonomie financière (PDF, 68 Ko) (Contrato relativo à  capacidade de autonomia financeira). 
  • Cada filho com 22 anos ou mais que o acompanha deve preencher o formulário  Demande de certificat de sélection – Enfant à charge qui est  âgé de 22 ans ou plus ou qui est marié ou conjoint de fait (PDF,  139 Ko) (Pedido de Certificado de Seleção – Filho dependente com 22 anos ou  mais) 
  • Devem ser anexados ao seu pedido: 
    • o anexo Déclaration des époux ou conjoints de fait (PDF, 58  Ko)  (Declaração do esposo ou cônjuge de fato) a ser preenchido por cada uma das  partes, se você for casado ou cônjuge de fato (pessoas não legalmente casadas e  que vivem maritalmente há mais de um ano); 
    • uma fotografia de identidade por pessoa (adultos e crianças) grampeada na  seção Fotos no pedido do requerente principal.
  • Para cada dependente com 22 anos ou mais que o acompanha,  você deve anexar: 
    • comprovante que a pessoa é estudante desde os 22 anos, em tempo integral e  sem interrupção, anexando uma cópia autenticada dos boletins escolares de cada  ano de estudo desde os 22 anos, ou a partir do casamento, se a pessoa se casou  ou tornou-se cônjuge de fato antes dos 22 anos de idade;  ou
      ainda, comprovante de que a pessoa é seu dependente,  através de cópia autenticada do atestado médico que atesta a incapacidade física  ou psicológica dessa pessoa; 
    • se a pessoa não for solteira, certidão de casamento comprovando que ela se  casou ou tornou-se cônjuge de fato antes dos 22 anos de idade. 

2. Anexos exigidos

  • Conforme sua situação, você deve anexar ao seu pedido os seguintes  documentos : 

3. Representação

  • Se você é representado por um intermediário em imigração, anexe uma  procuração original assinada por você e pelo seu intermediário.

4. Pagamento das taxas/despesas exigidas

  • Anexar o pagamento da totalidade das taxas  exigidas para avaliar o seu dossiê. Formas de  pagamento.
    Observação : Se você efetuar o  pagamento via cartão de crédito, consulte o seu banco quanto à viabilidade da  operação antes de enviar o formulário com o seu pedido.

5. Curriculum vitae

  • Anexar o seu currículo (CV) e o do seu cônjuge, se for o caso.

6. Estudos e formação acadêmica

  • Anexar ao seu pedido : 
    • cópia de todos os diplomas, certificados ou atestados de  estudos secundários e/ou colegial e/ou universitário, classificados e grampeados  por ordem cronológica decrescente (o documento mais recente deve ser apresentado  primeiro). É inútil enviar atestados de cursos de curta duração (por exemplo  cursos de Excel, Word, etc.), pois os mesmos não serão levados em conta; 
    • cópia de todos os boletins de notas para cada um dos anos  de estudos, inclusive aquele do ano em curso, exceto para o  ensino primário, classificados por ordem cronológica decrescente e grampeados ao  diploma correspondente.

7. Experiência profissional adquirida nos últimos cinco anos

  • Anexar ao seu pedido (se for o caso, anexar também os documentos do seu  cônjuge) : 
    • Cópia dos atestados de todos os empregos mencionados no  Demande de certificat de sélection du Québec (Pedido de Certificado de  Seleção do Québec), incluindo um atestado do emprego recente fornecido pelo seu  empregador. São aceitos como comprovantes : 
      • últimos holerites indicando a data de admissão no cargo e a  data do último pagamento e/ou carta do empregador indicando a duração do emprego  e as funções do cargo ocupado; 
      • cópia da carteira profissional de trabalho e/ou do  histórico das contribuições para a seguridade social e/ou declarações anuais de  Imposto de Renda.
    • Os atestados de trabalho devem ser feitos em papel timbrado  da empresa, devendo ser datados, assinados e trazer o nome e cargo do  signatário. Deverão, ainda, conter as seguintes informações : 
      • datas de início e término do emprego; 
      • número de horas trabalhadas por semana; 
      • endereços dos empregadores, incluindo o número de telefone destes; 
      • cargos ocupados e descrição das tarefas efetuadas.
    • Os atestados dos estágios de trabalho (remunerados ou não) efetuados durante  o curso de aprendizagem, de formação ou de especialização. 
    • Se você exerce ou já exerceu nos últimos cinco anos alguma atividade por  conta própria, uma profissão liberal ou atividade comercial, anexar os  documentos correspondentes à atividade desempenhada, tais como : 
      • documentos do governo local confirmando o registro da sua atividade; 
      • comprovantes do exercício de atividade profissional regular, tal como um  comprovante recente da sua matrícula na Junta Comercial; 
      • último balanço financeiro e declarações de imposto dos últimos cinco anos; 
      • comprovantes atualizados da sua adesão a um conselho profissional ou a uma  entidade de classe, comprovante recente de contribuição para o fundo de  seguridade social, ou qualquer outro comprovante de adesão profissional  pertinente.
    • Se você trabalha ou já trabalhou em outro território que não o do seu país  de cidadania, anexar : 
      • cópia de todos os seus vistos, permissões ou autorizações provisórias de  trabalho e as renovações concedidas pela autoridade territorial competente,  grampeada nos respectivos atestados de trabalho. 
        Observação :
        Você deve fornecer o documento  comprovando que suas experiências foram adquiridas  legalmente.

8. Capacidade de autonomia financeira

  • Anexar ao seu pedido o Contrat relatif à la capacité d'autonomie financière  (PDF, 68 Ko) (Contrato relativo à autonomia financeira) devidamente preenchido e  assinado pelo requerente principal.
    Importante : Ao  desembarcar no Québec, você deverá ter recursos financeiros suficientes para  suprir as suas necessidades, bem como as de todas as pessoas que o acompanham. 

9. Conhecimentos de francês e inglês


  • A fim de avaliar os seus conhecimentos linguísticos, caso nem o francês nem  o inglês sejam suas línguas maternas, anexar ao seu pedido os comprovantes  atestando os seus conhecimentos de francês ou inglês e, se for o caso, os do seu  cônjuge. 
  • Para comprovar seus conhecimentos linguísticos em francês e acelerar o  processo de sua solicitação, anexe à sua Demande de certificat de  sélection (DCS – Solicitação de Certificado de Seleção) um dos dois  testes reconhecidos pelo Ministère de l’Immigration et des Communautés  culturelles (MICC) para que seus conhecimentos lingüísticos em francês  sejam avaliados, ou seja, 
  • Você também pode apresentar os seguintes atestados: Diplôme d’études en  langue française (DELF), Diplôme approfondi de langue française  (DALF), Test de connaissance de français (TCF) ou Test d’évaluation  du français (TEF).
  • O MICC reconhece os resultados do Test de connaissance de français  (TCF) ou do Test d’évaluation du français (TEF), contanto que, ao  atestado dos resultados dos exames obrigatórios, você anexe um atestado dos  resultados da prova opcional de expressão oral. Consulte o quadro  (PDF – 54 Ko – em francês) para obter informações mais detalhadas desses testes  de francês.
  • Para comprovar seus conhecimentos lingüísticos de inglês, anexar ao seu  pedido os comprovantes necessários e, se for o caso, os do seu cônjuge ou  cônjuge de fato. Estes poderão ser obtidos através de algum teste de avaliação  reconhecido, como por exemplo, IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge. 
  • Você também pode anexar ao seu pedido um documento demonstrando que você  trabalhou em francês ou em inglês.

10. Documentos estatutários


  • Anexar ao seu pedido : 
    • cópia da certidão de nascimento sua e de cada uma das  pessoas que o acompanham; 
    • cópia da sua certidão de casamento, se você é casado  ou, se você é um cônjuge de fato, a comprovação oficial  atestando a vida em comum há, pelo menos, um ano (por exemplo: declaração de  concubinato, conta bancária conjunta, contrato de aluguel, testamento,  documentos comprovando o compartilhamento de responsabilidades, tais como  hipoteca, escritura de imóvel, correspondência, faturas e contas em seu nome ou  do seu cônjuge, indicando o seu endereço residencial); 
    • cópia do livreto de família, se for o caso; 
    • cópia da sentença de divórcio, se for o caso, com averbação  da atribuição da guarda do(s) filho(s), se for o  caso;

      Observação : Se você pretende imigrar  com um filho de uma união anterior, anexar uma declaração juramentada assinada  pelo membro da família que não acompanha os filhos ou a sentença judicial  autorizando expressamente a imigração para o Québec o(s) filho(s). 
    • cópia da certidão de óbito do cônjuge falecido, se for o  caso; 
    • fotocópias grampeadas das páginas de identificação do  passaporte do requerente e de cada uma das pessoas que o acompanham (com vistos  válidos, se houver). 
    • para os cidadãos do Brasil, uma fotocópia do seu  Cadastro Pessoa Fisica (CPF).

11. Candidato residindo em outro país que não o seu país de cidadania


  • Para candidatos que residem em outro país que não o seu  país de cidadania, há um ano ou mais, anexar ao pedido uma  cópia legível do seu documento de residência válido (titre  de séjour) para o país onde reside atualmente. O documento deve mencionar a  data de expiração e o tipo de visto concedido. 
  • Para os candidatos que residem temporariamente no Canadá,  anexar ao pedido uma cópia do seu visto de permanência  (permis de séjour) (visto). 
  • Para pessoas que tenham dado entrada no pedido de asilo  (reivindicador do status de refugiado), anexar ao pedido uma  cópia do parecer da Commission de l'immigration et du  statut de réfugié du Canada (CISR – Comissão de imigração e do status de  refugiado do Canadá); cópia do documento confirmando que você  renunciou a tal pedido; cópia do visto de permanência  (permis de séjour); cópia das declarações de  rendimentos, se for o caso, bem como qualquer outro documento referente à sua  permanência no Québec.

12. Laços de parentesco no Québec


  • Se algum membro da sua família reside no Québec (cônjuge, cônjuge de fato,  pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã, avô ou avó), grampear à sua Déclaration d'un  membre de la parenté au Québec (PDF, 48 Ko) (Declaração de um membro da  família na província do Québec) os seguintes documentos: 
    • cópia do seu documento de residência permanente (carte de  résident permanent) ou do passaporte canadense ou do documento  de cidadania canadense (carte de citoyenneté); 
    • cópia do seu último comprovante de recolhimento de impostos  (avis de cotization à l’impôt provincial ), ou cópia do contrato de aluguel (se  for locatário), ou cópia do imposto territorial (se for proprietário); 
    • cópia de documento atestando o vínculo de parentesco com  esse membro da sua família (livreto de família, etc.).

ATENÇÃO!
– Todo pedido não acompanhado do pagamento das taxas exigidas será  devolvido.
– Envie junto com o seu pedido somente as  cópias dos documentos a serem anexados. Se os seus documentos  estiverem em espanhol, português, francês ou inglês, não é necessário  traduzi-los
Na ocasião da entrevista você deverá,  obrigatoriamente, apresentar os originais dos documentos  anexados ao seu pedido.
– Nenhum documento será repassado ao Escritório  canadense de vistos. Se você for selecionado pelo Québec, o seu Certificat  de sélection (Certificado de Seleção) será enviado diretamente para  você (ou para o seu intermediário). Depois disso, para obter a  residência permanente, você (ou o seu intermediário) deve dar entrada em  um pedido completo junto ao Escritório canadense de vistos. Tal pedido  deverá incluir uma cópia do seu Certificat de sélection du Québec  (Certificado de Seleção do Québec).
– Todos os documentos são  sistematicamente verificados em cada uma das etapas do processo de  seleção, a fim de detectar falsificações.