quinta-feira, 7 de julho de 2011

Québec com olhos voltados para profissionais de Tecnologia de informação do Brasil!!!!

O Québec está de olho em profissionais da área de TI do Brasil. Eu tenho escutado nestes ultimos meses que a area de TI se tornará prioridade, mas até agora não tinha visto nada públicado. Recentemente eu e minha esposa vimos esta públicação no seguinte link cyberpresse.ca, fiz um resumo traduzido do texto (Meia boca, mas dá pra ajudar):

Os empregadores da região de Québec se aventurarão em um novo país, no outono, na esperança de encontrar algumas jóias raras para preencher vagas no setor de tecnologia da informação. Então eles irão se colocar na direção do Brasil. 
O desafio promete ser ambicioso, porque pela primeira vez, uma missão de recrutamento direcionará os olhos para uma força de trabalho, cuja primeira língua não é francês, mas o Português...
Esta missão em solo brasileiro permitirá, entre outras empresas a ir no local para medir a capacidade dos candidatos para a função na língua de Molière e vontade de aprender francês e melhorar as suas competências linguísticas... 

Por que o Brasil? 

Recentemente, Quebec Internacional realizou uma reunião para informar os empregadores da exploração de uma missão a ser realizada em outubro e iria parar em São Paulo e Curitiba.
Nesta ocasião, Gilles Mascle, comprometido com a promoção do Departamento de Imigração de Quebec em São Paulo, disse, através de uma vídeo-conferência, que a língua francesa "é uma língua muito valorizada socialmente no Brasil, mas os brasileiros não aprenderão espontaneamente. Eles irão fazer isso, se surgir a necessidade. "... 
O Brasil possui 190 milhões de habitantes e dentre estes 2 milhões são francofonos.
Em 2010 o escritório de Quebec informa que os brasileiros estão interessados em ir para o Quebec e se estabelecer, as palestras realizadas no país tem atraido cerca de 9000 participantes que segundo o Sr. Mascle relata que estes profissionais são jovens, altamente educados, possuem de três a cinco anos de experiência profissional e tem um francês funcional. 

Ir para outro lugar no país!

Apesar da melhora e estabilidade economica brasileira - a sétima maior economia - as pessoas querem deixar o país.
"Eles estão à procura de um ambiente mais seguro menos criminalizado. Eles também estão à procura de melhores serviços públicos. Querem escapar dos engarrafamentos que causam a perda de até três horas por dia no trânsito." cita Mr. Mascle. 
Ele também observou que os brasileiros facilmente se adaptam em um ambiente novo e que adoram aprender. importante oferecer um ambiente de trabalho estimulante... "
O novo Brasil, o governo é menos resistente à idéia de seus trabalhadores no exterior. Para este fim, Antonio Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da tecnologia da informação em São Paulo, assegura que os empregadores de Quebec a partir que estes trabalhadores entrarem em seu país terão uma ajuda voluntaria para viver experiências profissionais no exterior.
De acordo com o Departamento de Imigração e Comunidades Culturais, Quebec, admitiu, em 2010, 987 imigrantes nascidos no Brasil. Este número está em ascensão desde 2001, enquanto Quebec havia recebido apenas 134 brasileiros.
O Brasil está em 16º lugar dentre os países de nascimento dos imigrantes legais admitidos no Quebec em 2010, depois do México (1077) e Côte d'Ivoire (1005). 

47 postos de trabalho!

De acordo com dados fornecidos pelo Quebec Internacional, 47 ofertas de trabalho formais foram feitas a candidatos durante a missão e os empregadores estimam que 70 o número de contratações a serem feitas logo após a última missão solo francês. 
"Com base nestes, esperamos receber mais de 175 recém-chegados na região," avanço Québec International, tendo em conta a chegada dos trabalhadores, cônjuges e famílias...

Caso queiram dar uma olhada no texto em francês clique no link no começo deste poste. Espero ter ajudado com esta tradução. Grande abraço a todos et Bonne chance.

2 comentários:

tjalencar disse...

Muito bom!! JoRen obrigado pela informação.
seria ótimo participar desta missão.

JoRen... disse...

Valeu, vamos torcer para que as coisas melhorem ainda mais...